Na zona rural do Afeganistão, as pessoas acreditam nas histórias que inventam para contar umas às outras, explicando os mistérios do mundo que elas não entendem. As crianças pastoras são as donas das montanhas. Mesmo que não haja adultos por perto, elas conhecem muito bem a regra de que meninos e meninas não podem ficar juntos. Enquanto os meninos praticam com seus estilingues, as meninas fumam secretamente e brincam de casamento.
Sediqa sonha em ter um estilingue e lutar contra os lobos, igual aos meninos. Ela conhece Qodrat, que anda sozinho pelas partes mais isoladas das montanhas, depois de sua mãe se casar novamente. Os dois se tornam amigos.
Folclore, espíritos sobrenaturais e uma preciosa amizade de infância se entrelaçam no primeiro longa de Shahrbanoo Sadat ("O Orfanato"), premiado na Quinzena dos Cineastas do Festival de Cannes. Inspirado na adolescência da diretora, este filme híbrido visionário, com atores estreantes, retrata com ternura a amizade crescente entre duas crianças.